QUEM BUSCA PERFEIÇÃO
PODE ACABAR NA SOLIDÃO


Não! Não se trata de ser negligente com a nossa vida e viver de qualquer jeito. Falo de buscar a perfeição nos outros para só então se relacionar. Ninguém é só qualidades nem tampouco só defeitos. Todo mundo é um tesouro a ser descoberto e é uma pena que, em muitas circunstancias, perdemos muitos tesouros por não investirmos neles.
Ninguém é completo. Estamos todos sendo construídos pelas experiências de vida. Ora aprendemos na dor, ora aprendemos na alegria. Triste mesmo é desistir das pessoas por elas não corresponderem às nossas expectativas. Aliás, criamos muitas expectativas com relação aos outros e por isso sofremos. Quem não espera demais dos outros sempre encontra motivos para amar as pessoas mesmo assim.
Talvez hoje pensemos ser mais vantajoso para nos viver sozinhos e sem preocupações, a ter que aturar pessoas complicadas, que sempre nos dão dores de cabeça. Mas e quando o tempo passar? Quando a velhice chegar, será que teremos conquistado alguém para cuidar de nós? Vejo muita gente idosa sozinha e fico pensando no quanto perdemos em não investirmos nas relações. A solidão, tão presente em nossos dias, é um câncer da alma que vai matando aos poucos.
Enquanto nos ocupamos em enumerar os defeitos daqueles que nos cercam, perdemos a oportunidade de enxergar suas qualidades. Amamos pouco e por isso cobramos muito. Somos pacientes demais como nossos erros, mas eternos apressados com os erros dos outros. Ainda não entendemos que só a compreensão e o amor é capaz de nos manter unidos, pois sem estes dois predicados não conseguiremos nos relacionar com ninguém.
Onde estão as pessoas que amam sem esperar nada em troca? De que nos adianta cobrar perfeição dos outros se ainda não somos perfeitos? E quando o tempo passar, será que estaremos no direito de cobrar algo de alguém? Estas são perguntas que me incomodam o tempo inteiro e é por isso que vivo num constante combate entre meu olhar raso e as qualidades ocultas que nem sempre consigo enxergar.
Ainda existe mulher que sonha com um príncipe num cavalo branco. Diz estar em busca de um homem perfeito para então se apaixonar. Corre um sério risco de morrer sozinha, com medo de cultivar relações aparentemente insuportável, mas com grandes chances de se transformarem. Dizem que o amor faz milagre... Não conheço nada mais certeiro do que isso. Quem é amado dificilmente se sente indiferente. Quem é cobrado sente-se aprisionado e faz de tudo para se libertar.
Antes de buscar perfeição vamos cuidar da nossa visão. Enxergar o outro do jeito que ele merece nem sempre é tarefa fácil. Nossos olhos só vêem o que querem vê. O defeito nem sempre está no outro, mas no meu olhar superficial, contaminado pelas idéias errôneas acerca da perfeição. Talvez até estejamos cercados por pessoas virtuosas, mas, por sermos tão exigentes, só estamos conseguindo enxergar aquilo que elas não são.
Ainda é tempo de valorizar os tesouros que Deus nos deu. Não sejamos como aquele marido que abandonou esposa e filhos para “curtir” a vida e quando a velhice chegou, morreu sozinho num leito de um hospital. Voltemos para os braços das pessoas que nos amam, mesmo que elas não sejam tudo aquilo que gostaríamos que elas fossem. O amor não para nos defeitos, pois sabe que quem cobra demais dos outros, ainda não sabe o que é amar.
Autor: Paulo Franklin

QUEM SE DIZ MUITO PERFEITO
NA CERTA ENCONTROU UM JEITO
INSSOSSO
PRA NÃO SER DE CARNE  E OSSO 





Nenhum comentário: