Comentário sobre o texto do vídeo acima denominado "Só de sacanagem" da autora Elisa Lucindo

Corrupção, extorsão, traição, intolerância, violência...
Este é o conteúdo diário que nós recebemos de nossos veículos de comunicação e que, por muitas vezes, absorvemos e compartilhamos sem selecionar, sem questionar. Muitas vezes até discordamos, mas no fim das contas acabamos aceitando e nos enganando dizendo que é por falta de opção, dessa forma nos iludimos achando que nos isentamos da responsabilidade que nós mesmos temos sobre um pouco de tudo isso que está acontecendo e que nada mais é do que o fruto de nossos próprios atos.
De uns tempos pra cá na maioria das vezes criamos e educamos nossos filhos de maneira errônea e utópica, tudo sob a máscara da liberdade de expressão e de comportamento. Infelizmente, estamos colhendo o que plantamos. A sociedade que aí está e que ainda está por vir é e simplesmente será o que nós quisermos que ela seja, portanto, cabe a nós, unicamente, a decisão sobre o presente e o futuro de nossos filhos. Decidimos inovar e alterar alguns conceitos éticos e morais herdados de nossos pais alegando estarem ultrapassados, mas será que estávamos certos? Afinal, o que é moral e bons costumes? O que é certo e o que é errado? Qual o meu papel nisso tudo?
Apesar de não concordar com algumas posturas e atitudes que certos integrantes da sociedade têm, eu e minha família estamos inseridos e dependemos dela para tudo, por isso temos que nos adaptar e procurar o melhor caminho possível para crescermos e nos desenvolvermos dentro do sistema sem sermos engolidos por ele, procurando manter intactos nossos valores éticos e morais e, na medida do possível, darmos nossa contribuição como agentes transformadores do nosso espaço, respeitando sempre o outro e o seu ponto de vista, filtrando as informações, aproveitando o que é positivo e descartando o resto, apesar de que até mesmo das situações negativas podemos tirar algum aprendizado,
Eu, particularmente, diante desta parcela medíocre e hipócrita da sociedade procuro agir como um espelho: meu exterior reflete, quando necessário, o que querem ver, reflexo de si mesmos, assim satisfaço seus egos momentaneamente. Em meu interior mantenho intacto meus conceitos de valores conforme minha consciência. É assim que sigo meu caminho e dessa forma tenho alcançado meus objetivos sem maiores conflitos.
Semeando a boa semente, o mais provável é que teremos uma boa colheita no futuro.
Ser ético e íntegro ainda vale a pena apesar de tudo!

Autora: Sueli A. T. C. de Lima

Nenhum comentário: